O Nano-Clear® foi projetado para aumentar e prolongar drasticamente a vida útil da superfície de superfícies pintadas “recentemente pintadas” ou “oxidadas” em mais de 10 anos. As organizações investiram bilhões de dólares para proteger ativos de alto valor contra corrosão, arranhões, lascas, ataques químicos e intempéries. Muitos desses ativos foram pintados com materiais de pintura inferiores, não projetados para resistir ao desgaste e ao uso a longo prazo.
As organizações têm várias opções quando esses ativos pintados se degradam:
- Não fazer nada e permitir que o ciclo de intemperismo da pintura continue (resultando na corrosão, resistência química e UV).
- Substitur o sistema de pintura existente usando os mesmos sistemas convencionais (acabamento epóxi, poliuretano).
- Ideal melhorar e prolongar a vida útil da superfície de ativos pintados “Novos” ou “Oxidados” em mais de 10 anos usando Nano-Clear®.
Os sistemas convencionais de pintura industrial, incluindo epóxis, oferecem boa resistência à corrosão e dureza superficial inicial, mas infelizmente ficam aquém da resistência UV e intempéries de longo prazo. Os poliuretanos de dois componentes oferecem boa resistência aos raios UV e intempéries, mas normalmente custam muito mais do que os acabamentos de epóxi ou poliéster. Infelizmente, os sistemas de pintura convencionais, como acabamentos e epóxis, iniciam o processo de oxidação ou “descascamento” do intemperismo dentro de 6 meses após a aplicação. Este fenômeno de descamação da superfície é, na verdade, tinta degradada que reside na superfície da exposição aos raios UV e intempéries.
O que é densidade de reticulação e por que é importante em revestimentos?
A densidade de reticulação é definida como a concentração de ligações químicas dentro de um polímero. Concentrações mais altas de ligações químicas dentro de um polímero melhoram as propriedades físicas. Por outro lado, concentrações mais baixas de ligações químicas dentro de um polímero diminuem as propriedades físicas. O aumento da densidade de reticulação aumenta a dureza do material, a resistência química e a resistência UV de longo prazo.
Como a densidade de reticulação se relaciona com a longevidade de um revestimento?
Revestimentos densos de alta reticulação fornecem ligações moleculares aumentadas. As ligações moleculares aumentadas são mais difíceis de quebrar por ataque químico, arranhões na superfície e degradação por UV da exposição à luz solar. Revestimentos altamente reticulados proporcionam maior desempenho físico e maior longevidade em comparação com sistemas de revestimento com menor reticulação.
Como o Nano-Clear é diferente?
Nano-Clear é fabricado usando polímeros nanoestruturados 3D proprietários. Essas redes moleculares em nanoescala 3D formam a espinha dorsal do polímero de todos os sistemas de revestimento Nano-Clear. A Análise Térmica Mecânica Dinâmica (DMTA) é utilizada para calcular a “densidade de reticulação” de polímeros de revestimento. Revestimentos Nano-Clear fornecem densidade de reticulação extrema conforme medida usando DMTA, incluindo notável dureza de superfície, resistência química e extrema resistência a UV.
Por que Nano-Clear
Quais tintas convencionais falham?
As superfícies pintadas estão sujeitas à degradação por UV devido à exposição prolongada à luz solar e à perda de brilho por ataque químico ou micro-riscos devido à limpeza repetida da superfície. Os problemas acima são bem conhecidos daqueles em indústrias cujos ativos são regularmente expostos ao meio ambiente.
Ativos de alto valor como pontes, navios, guindastes, vagões-tanque e máquinas pesadas utilizam revestimentos epóxi pigmentados convencionais de um ou dois componentes para proteção de metal. Esses revestimentos à base de epóxi têm excelente adesão ao metal com boa resistência à corrosão “inicial” e dureza superficial “inicial”. Infelizmente, os revestimentos à base de epóxi ficam aquém das áreas de resistência química e UV de longo prazo devido à “baixa densidade de reticulação”. Mesmo com poliuretanos no topo, eles ainda são bastante suscetíveis à corrosão ou danos na superfície como resultado da degradação por UV, intempéries e, nesse caso, uso normal. Quando esses ativos pintados começam a se degradar pelo sol ou giz (devido à baixa densidade do elo de corss); a resistência à corrosão a longo prazo, resistência química, resistência a arranhões e capacidade de limpeza.
Nano-Clear é diferente porque?
Revestimentos Nano-Clear penetram profundamente nos poros menores em superfícies de tinta recém-pintadas ou altamente oxidadas para formar uma superfície de revestimento denso/duro altamente reticulado. Revestimentos Nano-Clear fornecem proteção de superfície dramaticamente mais longa em relação às tintas automotivas, marítimas, aeroespaciais e industriais convencionais, incluindo epóxis e poliuretanos. Como podemos fazer essa afirmação? Revestimentos Nano-Clear fornecem densidade de reticulação dramaticamente mais alta em relação aos sistemas convencionais de revestimento de um componente e de dois componentes. Revestimentos Nano-Clear previnem a degradação UV do substrato, absorvendo os raios UV prejudiciais.